Da resolução de provas: UNIT SERGIPE 2019.1

UNIT SERGIPE: Processo Seletivo Medicina 2019.1
PROVA DE QUÍMICA (RESOLUÇÃO COMPLETA)
Questões de 36 a 50 

 ⇒ QUESTÃO 36 
O ácido salicílico há muito tempo foi utilizado para o alívio de dores e febres, entretanto apresenta efeitos colaterais. Nesse contexto, foi sintetizado um fármaco conhecido comercialmente como aspirina, a qual agride menos o organismo. O princípio ativo da aspirina é o ácido acetilsalicílico (AAS), obtido a partir  do ácido salicílico (1) e do anidrido acético (2), conforme representada na equação.
Baseando-se nessas informações, é correto afirmar:
a) A substância 2 é formada pelo grupo funcional éster.
FALSO. A substância 2 refere-se à função anidrido de ácido carboxílico. O anidrido de ácido pode ser obtido a partir de uma desidratação intermolecular entre dois ácidos carboxílicos. A substância 2 pode ser obtida, por exemplo, a partir da desidratação intermolecular entre duas moléculas de ácido acético. Tal assertiva permite nomeá-la como anidrido acético.
b) Na reação da substância 1 com a 2, há alteração no número de oxidação de um dos carbonos.
FALSO. Os carbonos continuam com os mesmos nox (números de oxidação), já que não se trata de uma reação de oxirredução e todos os carbonos continuam com os mesmos átomos inciais ligantes.
c) O carbono C=O da estrutura 2 é centro de carga menos positiva que o carbono C=O na estrutura 3.
FALSO. Ambos possuem os mesmos átomos ligantes, garantindo centro de cargas iguais.
d) O carbono do grupamento C=O é centro de carga positiva menos intenso do que o carbono do anel aromático, C-OH.
FALSO. O carbono C=O faz parte de um ácido carboxílico, de poder ionizante mais forte que um fenol (C-OH). Isso confere ao C=O um centro de carga positiva mais intenso.
e) A formação da aspirina é a partir da reação de uma substância de uma função mista (1), ácido carboxílico e fenol, com um anidrido (2) para formar outra substância de função mista (AAS), ácido carboxílico e éster, e um ácido carboxílico.
VERDADEIRO. As referências acima (as funções de cada molécula) estão verdadeiras.

 ⇒ QUESTÃO 37 
O estômago, na condição normal, apresenta pH entre 1,2 e 3,0. Entretanto, quando o pH está abaixo de 1,2, usa-se leite de magnésia. Esse medicamento é comercializado na forma de uma suspensão de hidróxido de magnésio, Mg(OH)2, com água.
Sobre o leite de magnésia é correto afirmar:
a) É classificado como uma mistura heterogênea que, em contato com a solução estomacal, aumenta a quantidade de água no meio.
VERDADEIRO. O leite de magnésia é uma mistura heterogênea por se tratar de uma suspensão. Ao disponibilizar íons hidroxila no meio ácido do estômago, o leite de magnésia levará a formação de uma reação entre os íons hidroxila adicionados e os íons hidrônio do meio, o que resulta, por fim, na formação de água.
b) É uma substância capaz de reagir com os íons hidrônio, H3O+, presentes no estômago.
FALSO. O leite de magnésia não se trata de uma substância, mas sim de uma mistura heterogênea.
c) Diminui a acidez estomacal porque os íons magnésio hidrolisam, gerando hidroxila.
FALSO. Os íons magnésio não se hidrolisam.
d) A função do leite de magnésia é neutralizar toda a acidez do estômago.
FALSO. Para neutralizar, o leite de magnésia deveria promover um rearranjo reacional para a obtenção um pH de 7,0. No entanto, ele apenas ajusta o pH para uma faixa considerada normal (explícita no texto): de 1,2 a 3,0. Tal faixa, por mais que esteja considerada nas condições de normalidade, acaba ainda sendo considerada ácida, o que torna a alternativa inválida.
e) Torna a solução do estômago uma solução básica.
FALSO. Tornar a solução menos ácida não significa torná-la básica. No caso, ela continuará ácida, entretanto obterá um pH nas condições de normalidade indicadas no texto de apoio: entre 1,2 e 3,0.

 ⇒ QUESTÃO 38 
CH4(g) + 2O2(g) → CO2(g) + H2O(g) // ΔHº = -890,4 kJ/mol
O gás metano, componente majoritário do gás natural, é utilizado como combustível em ambientes domésticos industriais e comerciais. A equação química em destaque expressa a combustão do metano.
Baseando-se nessas informações, é pertinente o que se afirma:
a) A reação de combustão de 2mol de gás metano corre com absorção de 1780,8kJ.
FALSO. Não se trata de uma absorção, mas sim de uma liberação de energia: a reação é exotérmica.
b) A variação de entalpia do processo representa a variação de entalpia-padrão de formação do dióxido de carbono.
FALSO. A variação de entalpia do processo representa a entalpia padrão de combustão do metano.
c) O ΔHº da combustão do metano indica que a energia necessária para quebrar todas as ligações nas moléculas de metano e oxigênio é menor que a energia liberada na formação de todas as ligações nas moléculas de dióxido de carbono e água.
VERDADEIRO. Sabe-se que a energia de quebra é endotérmica (+) e a de formação é exotérmica (-). Considerando o resultado final da reação é exotérmico (-), podemos confirmar que o maior módulo de energia deve ser a negativa, ou seja, a de formação.
d) A variação de entalpia na combustão do metano indica que a ligação O-H na água é mais forte que que a ligação C-H no metano.
FALSO. Não é possível analisar tais características apenas com a variação de entalpia padrão de combustão do metano disponível ao aluno.
e) Se a água for obtida no estado líquido, é esperado que a variação de entalpia seja mais alta em relação à condição expressa na equação.
FALSO. Sabendo que do estado gasoso para o líquido há uma liberação de energia, a variação de entalpia seria ainda maior.

 ⇒ QUESTÃO 39 
O soro fisiológico é uma solução aquosa de cloreto de sódio 0,9% (m/m) que pode ser utilizada para limpeza dos olhos, nariz, queimaduras, feridas e até mesmo para fazer nebulizações. Considere a massa molar do cloreto de sódio igual a 58,4g/mol.
Sobre o soro fisiológico, é correto afirmar:
a) Ainda que não se perca matéria com o aquecimento do soro fisiológico, a concentração em massa/massa varia com a temperatura.
FALSO. Por se tratar de uma relação de massa, a temperatura não influencia no resultado numérico.
b) A qualquer temperatura, 200,0mL de soro fisiológico contém 1,75g de cloreto de sódio.
FALSO. Ao se relacionar volumes, a temperatura influencia no resultado numérico.
c) A concentração de cloreto de sódio no soro fisiológico, em porcentagem massa/massa é igual a porcentagem massa/volume, independente da temperatura.
FALSO. A relação massa/massa independe de temperatura. Já a relação massa/volume depende da mesma.
d) Se, a dada temperatura, a densidade do soro fisiológico for 1,0g/mL, então a concentração molar do cloreto de sódio no soro fisiológico é 0,15mol/L.
VERDADEIRO. Utilizando-se da relação μ.MM = d.t.1000, temos que:
μ = d.t.1000/MM
μ = 1. 0,009. 1000 / 58,4
μ = 0,154mol/L
e) Se a solubilidade do cloreto de sódio em água, a 25°C é 36g/L de solução, então, na mesma condição, o soro fisiológico é uma solução saturada em cloreto de sódio.
FALSO. Utilizando a seguinte relação: C = d.t.1000, temos que
C = 1 . 0,009. 1000
C = 9g/L; a solução seria, portanto, insaturada.

 ⇒ QUESTÃO 40 
C6H12O6(s) + 6O2(g) → 6CO2(g) + H2O(l) // ΔHº = -2.803,0 kJ/mol

O consumo de carboidratos e gordura é importante no fornecimento de energia para o corpo humano. No intestino, carboidratos são convertidos em glicose, a qual, na reação com o oxigênio, fornece energia para o corpo. A equação química representa a combustão da glicose para obtenção de energia para os processos vitais.
Considerando-se a massa molar da glicose igual a 180,0g/mol e com base nas informações fornecidas, é correto afirmar:
a) Na combustão da glicose, o oxigênio atua como redutor.
FALSO. O oxigênio atua como agente oxidante, por oxidar a glicose.
b) A reação da glicose com o oxigênio diminui a temperatura do corpo.
FALSO. Por liberar energia (a reação é exotérmica), a reação aumenta a temperatura do corpo.
c) Cada mol de oxigênio que reage com glicose fornece 2803,0kJ de energia para o corpo.
FALSO. Cada seis mols de gás oxigênio fornece 2803,0kJ de energia para o corpo.
d) Usando apenas os dados de energia média das ligações é possível calcular a variação de entalpia da combustão da glicose.
FALSO. A variação de entalpia da combustão depende também do estado físico dos compostos.
e) Se um indivíduo ingerir 50,0g de alimento que gera 60% em massa de glicose, então a quantidade de energia que a glicose fornece ao corpo, a partir da glicose, é 467,2kJ.
VERDADEIRO. Sabendo que temos 30g (sessenta por cento de cinquenta) de glicose, podemos convertê-la em número de mol. Com a massa molar da glicose sendo de 180g/mol, basta fazer a razão: 30/180 = 0,16 mols. Multiplicando 0,16 por 2803,0, temos que a resposta é 467,2kJ.


 QUESTÃO 41 
Pacientes que tiveram perda extensa de tecidos da pele, em alguns casos, usam tecidos artificiais que são obtidos em laboratório. Apesar do grande desafio na produção desses tecidos, os casos mais bem sucedidos são a produção de polímeros a partir de ácido glicólico e ácido lático, como observa-se na equação química.
Com base nessas informações, é correto afirmar:
a) O ácido glicólico tem função orgânica cetona.
FALSO. O ácido glicólico possui a carboxila (COOH) e trata-se de um ácido carboxílico.
b) O polímero obtido tem como função orgânica o ácido carboxílico.
FALSO. O polímero possui a função éster.
c) A ligação formada entre grupos do ácido glicólico e ácido lático pode ser classificada como dipolo-dipolo.
FALSO. Não existe uma ligação dipolo-dipolo, mas sim uma interação intermolecular.
d) A reação entre o ácido glicólico e o ácido lático pode ser classificada como uma reação ácido-base, do tipo doador-receptor.
VERDADEIRO.  A reação só é possível pelo fato do ácido lático ser mais fraco que o ácido glicólico e, portanto, comportar-se como uma base.
e) Na reação do ácido glicólico com ácido gálico, há alteração do número de oxidação dos oxigênios carbonílicos.
FALSO. O nox dos oxigênios carbonílicos, por continuarem com os mesmos átomos ligantes, é o mesmo.

 QUESTÃO 42  
Sulfato de magnésio, Mg2+ e SO42-, e nitrato de amônio, NH4+ NO3-, são dois sais que dissolvem em água, mas que apresentam comportamentos diferentes. Enquanto na dissolução de sulfato de magnésio em água, a 25°C, a energia envolvida é -91,2kJ/mol, a dissolução do nitrato de amônio, no mesmo solvente, envolve uma energia de +26,4kJ/mol, a 25°C.
Considerando-se essas informações, é correto afirmar:
a) Na dissolução do sulfato de magnésio em água, a energia liberada na interação dos íons, Mg2+ e SO42-, com as moléculas de água, H2O, são mais fracas do que as interações no sal e na água.
FALSO. A energia liberada é mais forte, já que a variação de entalpia de dissolução é negativa.
b) Baseando-se na energia envolvida na interação do nitrato de amônio com a água, é possível tratar contusões de atleta, quando se quer resfriar a pele do indivíduo.
VERDADEIRO. Por se tratar de uma dissolução endotérmica, haverá uma absorção de energia da pele do atleta lesionado.
c) A quantidade de energia envolvida na dissolução dos sais, nitrato de amônio e sulfato de magnésio, pode ser usada para prever qual sal é mais solúvel em água.
FALSO. Para isso, utilizamos não a entalpia, mas sim o coeficiente de solubilidade de uma substância.
d) O gráfico de energia representa a dissolução do sulfato de magnésio em água.
FALSO. O gráfico representa uma dissolução endotérmica, no entanto, a dissolução do sulfato de magnésio é exotérmica.
e) A dissolução do nitrato de amônio em água é exotérmica.
FALSO. A dissolução do nitrato de amônio em água é endotérmica, já que a variação de entalpia padrão possui sinal positivo.

 QUESTÃO 43 
O sangue humano, na condição normal, apresenta faixa de pH entre 7,35 e 7,45. Isso é decorrente de um sistema tamponante CO2(aq)/HCO3-(aq). Na condição normal, o plasma sanguíneo contém cerca de 0,024mol/L de HCO3-(aq) e 0,0012mol/L de CO2(aq).
Em uma dada condição de pH, diferente do normal, o cérebro lança receptores para que o indivíduo respire mais rapidamente e profundamente, de modo que há eliminação do dióxido de carbono pelos pulmões.
Baseando-se nessas informações, conclui-se:
a) O sangue humano só se encontra na condição normal quando o meio for neutro.
FALSO. Como o texto explicita, o sangue é levemente básico (um pouco acima do pH 7,0).
b) É na condição de pH maior que 7,45 que o cérebro lança receptores para que o indivíduo respire mais rapidamente e profundamente.
FALSO. Em condições de basicidade é necessário respirar menos: o que aumentaria a concentração de gás carbônico no plasma sanguíneo e, consequentemente, tenderia a uma compensação da basicidade então verificada.
c) Sendo a reação de dióxido de carbono com a água exotérmica, a constante de acidez do dióxido de carbono na condição ambiente, 25°C, é maior do que na condição do meio fisiológico, 37°C.
VERDADEIRO. Sendo exotérmica, com uma diminuição de temperatura, haverá um aumento na constante de acidez.
d) O sistema-tampão que ocorre no sangue só é adequado para diminuir a acidez do meio, uma vez que a concentração de HCO3-, na condição normal, é maior que a do CO2(aq).
FALSO. Todo tampão serve tanto para corrigir a acidez quanto a basicidade de uma solução inteligente.
e) Caso o pH do sangue seja 7,4, a constante de equilíbrio da reação do hidrogenocarbonato com o íon hidrônio, H3O+, para formar dióxido de carbono e água, no meio fisiológico, é 2,0.10-9.

 QUESTÃO 44 
Zn(s) + 2OH-(aq) → Zn(OH)2(s) + 2e
2MnO2(s) + H2O(l) + 2e → MnO3(s) + 2OH-
Zn(s) + 2MnO2(s) + H2O(l) → Zn(OH)2(s) + Mn2O3(s)


O marcapasso artificial é um dispositivo que recebe e envia sinais elétricos para o coração. Esse dispositivo, em alguns casos, funciona com pilha alcalina. As semiequações químicas ilustram as reações que ocorrem nas pilhas alcalinas.

Sabe-se que, na pilha, o MnO2 é misturado com grafite, material condutor, o zinco é misturado a uma pasta e usa-se hidróxido de potássio em gel, ao invés de uma solução aquosa.
Com base nessas informações, é correto afirmar:
a) O ânodo dessa pilha é a que contem MnO2.
FALSO. O ânodo contém quem oxida (perde elétrons), no caso, o Zn(s).
b) Dióxido de manganês é o agente redutor frente ao zinco metálico.
FALSO. O dióxido de manganês, por reduzir, é considerado o agente oxidante.
c) A reação do grafite é para manter a neutralidade do meio.
FALSO. O grafite é considerado um eletrodo inerte, ou seja, não participa das reações.
d) A pilha em análise não está na condição padrão, portanto não se pode avaliar a espontaneidade do processo usando o potencial padrão da reação.
VERDADEIRO. Já que a pilha se encontra dentro do organismo humano, em que a temperatura média é em torno dos 36°C, ela não se encontra na condição padrão, que seria em 25°C.
e) Uma vez que, na equação geral, não há presença de hidroxila, é possível afirmar que os íons hidroxila não são importantes para o funcionamento da pilha.
FALSO. A hidroxila participa das etapas intermediárias e é importante por caracterizar a pilha como alcalina.

 QUESTÃO 45  
Os aminoácidos, unidades básicas de proteínas, apresentam características ácidas e básicas em meio aquoso. Dados da literatura evidenciam, entretanto, que há reação ácido-base nas próprias moléculas dos aminoácidos, como a representada na equação química. Além disso, esses aminoácidos apresentam pontos de fusão elevados, comuns no caso de sólidos iônicos.
Sobre os aminoácidos, é correto afirmar:
a) Um dos fatores que contribui para ser difícil fundir os aminoácidos é o fato de a carga positiva de uma extremidade do aminoácido atrair fortemente a carga negativa da extremidade de outros aminoácidos.
VERDADEIRO. Com uma atração do tipo íon/íon, uma das mais fortes, a temperatura de fusão aumenta demasiadamente.
b) Se os aminoácidos apresentam características ácidas e básicas em meio aquoso, então não são capazes de alterar o pH do meio.
FALSO. Justamente por essa coalizão de forças é possível perceber mudanças no pH do meio.
c) A reação interna que ocorre no aminoácido para formar a espécie iônica é do tipo ácido-base de Arrhenius.
FALSO. É do tipo ácido/base de Brönsted-Lowry, por haver transferência de prótons.
d) A interação N—H, no grupo amino, é uma força intermolecular do tipo ligação de hidrogênio.
FALSO. Não se trata de uma interação, mas sim de uma ligação química do tipo covalente (compartilhamento de elétrons).
e) Os aminoácidos são constituídos de dois grupos funcionais: aminas e cetonas.
FALSO. Os aminoácidos são constituídos de aminas e ácidos carboxílicos.

 QUESTÃO 46 
Quando um indivíduo faz mergulho no mar, a pressão sobre ele aumenta à medida que ele segue para regiões mais profundas, e isso influencia diretamente na solubilidade do ar no seu sangue. Durante a respiração, parte do ar (mistura de 75% N2 e 25% O2) que chega aos pulmões se solubiliza no sangue. Entretanto, quando o indivíduo retorna para a superfície do mar, a solubilidade do ar no sangue diminui. Se essa diminuição de solubilidade for muito rápida em relação ao tempo que o ar leva para ser expelido através da respiração, podem-se formar bolhas no sangue, dando origem às doenças descompressivas, que podem causar até a morte.

Considerando-se essas informações, é correto afirmar: 
a) Como N2 e O2 são solúveis em água, essas substâncias apresentam momento de dipolo diferente de zero.
FALSO. Ser solúvel não significa ser polar. Nesse caso, ambas as moléculas possuem momento dipolo igual a zero.
b) As doenças de descompressão evidenciam que a solubilidade de gases em líquido é dependente do tempo.
FALSO. As doenças de descompressão evidenciam que a solubilidades de gases em líquido é dependente da pressão.
c) A solubilidade do gás no líquido também aumenta com o aumento da temperatura, já que as partículas no gás e no líquido estarão mais distantes. 
FALSO. Com o aumento de temperatura a solubilidade dos gases tendem a diminuir por possuírem uma dissolução do tipo exotérmica.
d) Não existe diferença na solubilidade entre nitrogênio, N2, e oxigênio, O2, em água, já que as duas substâncias se encontram no estado gasoso. 
FALSO. Não é, necessariamente, o estado físico somente que a noção solubilidade de uma substância depende para ser avaliada.
e) A solubilidade do gás no líquido aumenta com o aumento da pressão porque as partículas do soluto, o gás, tendem a ficar mais próximas das partículas do solvente, água do mar, contribuindo para maior dispersão do gás no líquido.
VERDADEIRO. Com o aumento da pressão, há um aumento da superfície de contato entre as partículas da água e do gás, promovendo a solubilização.


 QUESTÕES 47 E 48 
O gás dióxido de carbono, CO2, de um extintor de incêndio é mais denso que o ar. Dióxido de carbono resfria significativamente à medida que ele sai do extintor. O vapor d’água no ar é condensado pelo dióxido de carbono frio e forma uma nuvem branca.

 QUESTÃO 47 
Sobre o extintor de dióxido de carbono, é correto afirmar: 
a) A energia cinética do dióxido de carbono dentro do cilindro deve ser maior que a energia cinética do ar atmosférico, caso os gases estejam na condição de idealidade. 
b) A pressão exercida pelo ar atmosférico sobre o extintor é maior que a pressão exercida pelo dióxido de carbono, dentro do referido extintor. É por causa disso que o dióxido de carbono tende a sair do recipiente quando se abre a válvula. 
c) Se a composição do ar atmosférico for prioritariamente 75% de N2 e 25% de O2, então, na condição de idealidade, CO2 é mais denso que o ar atmosférico e tende a se concentrar nas regiões mais baixas, um dos fatores que auxilia na extinção do fogo. 
d) Se o cilindro for aquecido de modo que sua resistência a temperatura não seja mais desprezada, então será mais difícil o dióxido de carbono sair do cilindro. 
e) A energia cinética das moléculas de água, presente no ar, não é alterada quando em contato com o dióxido de carbono que sai do extintor de incêndio.


 QUESTÃO 48 
H2O(l) → H2O(g) // ΔH° = + 44,0kJ
Sobre a condensação da água e considerando a massa molar da água 18,0g/mol, é correto afirmar: 
a) A equação termoquímica pode ser reescrita do seguinte modo: H2O(l) → H2O(g) + 44,0kJ.
FALSO. Por ser uma reação endotérmica, não haveria a liberação de 44kJ, mas sim a absorção. O correto seria: H2O(l) → H2O(g) - 44,0kJ.
b) A transformação de 36,0g de água do estado gasoso para o líquido libera 88,0kJ de energia.
VERDADEIRO. Se a transformação direta se trata de uma transformação endotérmica, a inversa será considerada como exotérmica. Nesse sentido, ao colocarmos dois mols de água (36,0g) gasosa e convertermos para água líquida, teremos a liberação de 44x2 = 88kJ de energia.
c) É necessário fornecer 143,0kJ para transformar 58,5g de água do estado vapor para o estado líquido.
FALSO. Do estado de vapor para o líquido não é necessário fornecer calor, já que, nesse sentido, haverá a liberação de energia: não ocorrendo a absorção da mesma.
d) A equação química representa que a passagem de cada molécula de água do líquido para o gás absorve 44,0kJ de energia.
FALSO. Não se trata de moléculas, mas sim de mols.
e) O vapor d’água diminui a energia cinética média das moléculas de dióxido de carbono, quando o mesmo é expelido do extintor de incêndio.
FALSO. Por se tratar de água no estado de vapor, haverá um aumento da entropia (desordem) do sistema, ocasionando um aumento da energia cinética média das moléculas de dióxido de carbono.

 QUESTÕES 49 E 50 
O sangue contém uma proteína, a hemoglobina, que transporta oxigênio dos pulmões para outras partes do corpo. Esta proteína na forma normal encontra-se hidratada, no sangue. A figura ilustra um fragmento de aminoácido presente na hemoglobina normal. Entretanto indivíduos que tem anemia falciforme, contém uma deformação no referido fragmento de aminoácido, e isso contribui para que a hemoglobina anormal apresente baixa solubilidade em água, cerca de 85% da proteína encontra-se cristalizada.

 QUESTÃO 49  Considerando-se essas informações, é correto afirmar:
a) Um dos fatores que contribui para a baixa solubilidade da hemoglobina anormal em água se deve à diminuição de grupos hidrófilos.
b) A interação do fragmento de aminoácido da hemoglobina anormal, apresentado na figura, com a água é do tipo dipolo-dipolo.
c) O fato de a hemoglobina anormal apresentar grupos hidrófobos, isto é, um indicativo de que a referida proteína é apolar.
d) A hemoglobina anormal é apolar porque apresenta baixa solubilidade em água.
e) O grupo COOH, do fragmento da hemoglobina normal, é hidrófobo.

 QUESTÃO 50  Ainda sobre a anemia falciforme, é correto afirmar:
a) A intensidade da interação da hemoglobina com as moléculas de água não depende da estrutura das moléculas.
FALSO. A geometria molecular, por exemplo, é importante para a determinação da intensidade da interação da hemoglobina com as moléculas de água.
b) Se a hemoglobina anormal dissolve pouco em água, isso indica que a dissolução dessa referida hemoglobina é endotérmica.
FALSO. A entalpia não é a ferramenta adequada para medir se uma dissolução é eficiente ou não.
c) O aumento da temperatura do sangue garante que a porcentagem de hemoglobina anormal dissolvida no sangue aumenta.
FALSO. O aumento de temperatura do sangue garante, apenas, que os gases com os quais se ligam com a hemoglobina terão uma maior dificuldade de se solubilizar.
d) Basta a interação da hemoglobina com a água ser mais forte que a interação entre as moléculas de hemoglobina que o processo é exotérmico.
FALSO. A temperatura do meio influencia no resultado final.
e) Sendo a dissolução das hemoglobinas, normal e anormal, explicada pela termoquímica, pode-se concluir que a energia liberada na interação da hemoglobina normal com a água compensa mais as etapas endotérmicas do que no caso da interação da hemoglobina anormal com a água.
VERDADEIRO. Considerando as etapas endotérmicas como as etapas de quebra do composto e as etapas de interação com a água como exotérmicas, podemos perceber que a interação da hemoglobina normal com a água compensa verdadeiramente mais etapas endotérmicas que a interação da hemoglobina anormal com a água.

Continue em frente. Pesquise, estude, descubra sempre!

2 comentários: